segunda-feira, 18 de abril de 2011

IRSAS


Sexta-feira, dia primeiro de abril, tivemos uma palestra muito interessante com Sâmia Mustafa, assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Londrina. Sâmia é a idealizadora do IRSAS – Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social , portanto veio nos falar como funciona este sistema.
O IRSAS é usado para armazenar todos os dados relevantes das famílias referenciadas pela política de assistência social no Município de Londrina, como por exemplo, dados como o nome do responsável, seus dependentes, idade, renda, ocorrências, localização, escolaridade, encaminhamentos e situação de vulnerabilidade. A assistente social afirmou que tais dados são essenciais para o acompanhamento das famílias usuárias, significando também mais agilidade e eficiência.
Estamos de acordo com Samia quando ela diz que tal programa configurou em um enorme avanço para a secretaria de assistência, bem como para os assistentes sociais , uma vez que ele eliminou os prontuários manuais de gavetas e deu espaço para um grande leque de possibilidades de armazenamento de informações que são constantemente atualizadas , bem como há uma maior visualização das condições de vulnerabilidade das famílias por todos os programas e serviços socioassistenciais, bem como a política de educação e saúde, ou seja, não há simplesmente uma visualização das condições econômicas e sociais das famílias apenas por assistentes sociais, ou somente pelos trabalhadores da política de assistência social, mas também pelos demais profissionais competentes, bem como demais programas, o que significa uma grande articulação e fortalecimento da rede de serviços.
Mas, se por um lado muitos vêem o IRSAS como um sistema, ou melhor, como uma ferramenta que auxilia na operacionalização do trabalho com famílias, concomitantemente podemos perceber pela fala da palestrante que outros profissionais tem certo receio de tal sistema, uma vez que afirmam que ele tira a autonomia profissional, o que não é verdade, pois em todos os comandos o que prevalece é o parecer do assistente social.
Outro fator de relevante importância é que através do IRSAS é possível traçar o perfil populacional do público atendido.
Diante do exposto, concluímos que o IRSAS é sim uma ferramenta de apoio para o assistente social, profissional este que deve estar aberto a essas novas tecnologias a fim de melhorar cada vez mais o atendimento e a efetivação legitima dos direitos dos usuários desta e das demais políticas. Assim, a palestra foi extremamente proveitosa e nos possibilitou diversas reflexões, dentre elas a autonomia profissional frente a estas mudanças.
Que venham mais palestras como esta!!!

2 comentários:

  1. Obrigado pela postagem. O blog ficou bem legal. Estamos fechando a avaliação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.

    Gostaria de divulgar o site da empresa Evolut Software onde é possível encontrar mais informações sobre o sistema IRSAS.
    http://www.evolutweb.com.br/site/irsas

    Também existe uma versão online do sistema que pode ser disponibilizada para avaliação do produto. Basta solicitar o acesso pelo próprio site. http://www.irsas.com.br

    Obrigado.

    ResponderExcluir