sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dos livros para a internet ou da internet para os livros?

Dos livros para a internet ou da internet para os livros?

O Nome dela é Maria Lucia
“Ela é um sucesso”
“Sua Vida particular é um desastre”

O jornalista Lula Falcão lança o livro “Todo dia me atiro do térreo” , em matéria do jornal a Folha de São Paulo, Lula Falcão conta quem é Maria Lucia.
Lula criou a personagem baseado em perfis de redes sociais, afirma que “90% das situações do livro são ficções e deliberadamente exageradas”, foi um sucesso. Na matéria Lula diz “Fiquei meses publicando semanalmente posts no twitter e no meu blog. Depois, reuni tudo, reescrevi algumas coisas e lançamos o livro”.
Explica que, “os textos do livro são escritos em formato de pequenas pílulas” ou posts, recriando a forma como eles seria publicados na internet. Maria Lucia passa a maior parte dos seu dias em seu quitinete, fala de tudo conta sua vida. Sua vida amorosa é um “desastre” .
Maria Lucia tem vida! não é um fato novo um personagem ganhar vida, citemos aí alguns da literatura: Jeca Tatu - Monteiro Lobato se inspirou nos caipiras que o viu e conviveu. ou que sabe Quicas Berro D’agua – de Jorge Amado inspirado em bêbados vagantes das ruas de Salvador. Mas agora a história é diferente... antes personagens de carne e osso inspiravam escritores na criação de seus personagens, hoje personagens virtuais inspiram escritores a criarem personagens irreais e os levarem para os livros. Lula Diz que 90% das situações do livro são ficções e deliberadamente exageradas, as situações existiram e foram potencializadas.
Maria diz que “quer curtir a vida”, mas passa a maior parte de seu dia na frente do computador (como muitos hoje), toma tarja pretas, alimenta-se mau só fala de si, tem uma vida desastrosa inventou a adolescência e perdeu a infância. Lula pode ser ele e ao mesmo tempo criar e ser Maria, ela a representa o individuo urbano contemporâneo, não importa como é sua vida real podemos ser qualquer um na grande rede.
È a materialização do virtual na vida real. Maria Lucia pode ser agora tocada.
“Maria Lucia ganhou vida própria”

Cruz. Felipe Branco. Da internet para as paginas de um livro. Matéria publicada no jornal a Folha de São Paulo dia 05 de Abril de 2011