sexta-feira, 18 de março de 2011

Assistente social e tecnologias de informação


Esse tem a finalidade de discutir as tecnologias de informação aplicadas aos processos de trabalho do Assistente Social, Silva apoiado na teoria de Marx, trata o conceito tecnologias de produção a partir de dois autores, Castells e Lokine.
A principio é explicitada a relação entre forças produtivas e relações de produção descrita por Marx. Segundo Marx que produção social corresponde ao grau de desenvolvimento das forças produtivas, o homem, para suprir suas necessidades estabelece o modo de produção material, estabelece sua estrutura econômica e a partir desta, desenvolve sua estrutura jurídica e também politica, afirma que o modo de produção condiciona a consciência social. È dito também que em “certo estagio de desenvolvimento” a contradição entre ralações de produção e as forças produtivas fará surgir condições para revolução social. Nesse processo, as forças produtivas considerada um elemento dinamico, promovem constantes transformações na estrutura social, se reorganiza entrando em conflito com a estrutura conservadora do modo de produção. E o surgimento das tecnologias de informação são resultado do grau de desenvovlimento das forças produtivas, que sua utilização tem uma finalidade dentro da estrutura social.
Segundo Castells a disseminação das tecnologias de informação está ligada as sua utilização no capitalismo. Desmente o determinismo tecnológico ou seja, o desenvolvimento tecnológico seria acompanhado do desenvolvimento social. Sobre o tema, Lojkine afirma que para o capitalismo as ferramentas informacionais são mercadorias, entendida assim rapidamente os produtos tornam-se obsoletos, cria-se novas “necessidades” (fetiche), sendo este movimento essencial ao capitalismo. O autor apoiado nas teorias marxistas, afirma que as forças produtivas não são somente as maquinas, nem a sua forma organizacional. Esta é decorrente da produção, reafirmando a dependência do trabalho e enaltecendo a capacidade teleológica do homem. A racionalidade humana o leva a planejar, elabora e executar suas atividades produtivas. As inovações tecnológicas são ao mesmo tempo criação e e resultado da ação humana, ele a criou e não tem sentido ou utilidade sem o homem. Ainda assim, é fato que em diversos postos o trabalho humano foi substituído por maquinas e computadores, maximizando a produção e levando ao aumento do desemprego inflando o exercito industrial de reserva e enfraquecendo direitos trabalhistas, as novas tecnologias levam a uma reconfiguração na estrutura e nas relações sociais.

Inseridos neste contexto os Assistentes Sociais devem acompanhar o processo de desenvolvimento tecnológico, as ferramentas informacionais auxiliam nos processos de trabalho, mas mantendo sempre o olhar critico, questionar a realidade, problematizando o capitalismo, a globalização e a relação capital/trabalho, atentando-se para o fato que nas relações sociais não existe neutralidade, mas devemos prezar para que a intenção seja a garantia de direitos. Incorporar tecnologia de informação ao processo de trabalho otimiza amplia as possibilidades de ação. O Assistente Social tem influência direta nos sujeitos atendidos pela politicas sociais de assistência, os usuários em parte considerados excluidos digitais incorporaram também as novas tecnologias, (por exemplo para sacar benefiícios nos bancos eletrônicos), o profissional pode se tornar o elo promovendo a troca de informaçãoes em beneficio dos usuários.
A utilização das tecnologias não podem proporcionar a solução da questão social, mas podem e devem fazer parte do cabedal instrumental da profissão.O Assistente Social deve se manter atualizado acompanhar as alterações na da sociedade, sendo parte as inovações tecnológicas, os profissionais ainda não incoporaram por completo as novas tecnologias, que estão em processo de iimplementação, é necessário que participemos do processo de implementação. O desafio é explorar o tema dentro dos espaços profissionais e acadêmicos, por fim as tecnologias de informação ultilizadas como instrumento podem auxiliar na superação do conservadorismo dentro da categoria.